Grade horaria

Segundo Semestre – 2025

DISCIPLINA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

TEMA

docente

EMENTA

Tópicos de Instituições e Sociedade (IHC802/ Turma: 5046). Sala 325-B (a conferir)* 

Terça-feira 14:00 às 17:00 Monges, santos e pregadores: Modalidades de vida religiosa e relações de poder Profs. Leila Rodrigues, Paulo Duarte e Juliana Raffaelli EMENTA

Tópicos de Poder e Sistemas Culturais (IHC807/Turma: 5048). Sala 311 (a conferir)*

Quinta-feira 14:00 às 17:00 Constelações urbanas: História em imagens, textos e memórias da cidade Profa. Andréa Casa Nova EMENTA
Reuniões do Colegiado do PPGHC Terceira quarta-feira do mês 15:00 às 17:00 Previsão das datas para 2025
Tópicos de Formas Políticas e Formações Sociais (IHC803/ Turma: 5047). Sala 227  Quinta-feira 18:00 às 21:00 Colonialismo e resistências: Abordagens teóricas e práticas  Profs. Wallace Moraes e Juan Loureiro EMENTA

 

O PPGHC divulga suas disciplinas, em formato presencial, para o segundo semestre de 2025. Confira a Grade Horária em outro formato, se preferir.

Conforme o calendário acadêmico da Pós-Graduação, as inscrições para os pós-graduandos da UFRJ vão até 29/07. Interessados de Pós-graduações de outras instituições podem entrar em contato pelo email: hcomparada@gmail.com.

Obs: As salas podem sofrer alterações até o início das aulas. Por motivos acadêmicos, as turmas identificadas com asterisco (*) podem ter sido registradas no SIGA em horários alternativos. Por favor, considere o horário identificado acima.

IMPORTANTE: As disciplinas de orientação não constam na grade horária por terem seu dia e horário estipulados pelo(a) respectivo(a) orientador(a). Observe a Sugestão de Grade Curricular antes de realizar a inscrição em disciplinas de orientação.

Atualizado em 21/07/2025.

 

Disciplinas – Doutorado

Código Disciplina Ementa

IHC 801

Obrigatório/ Doutorado

Seminário de História Comparada

As diferentes abordagens em História. A articulação entre o quadro teórico-conceitual e as múltiplas perspectivas de História Comparada. A construção de um projeto de pesquisa em História Comparada. As etapas da pesquisa empírica em História Comparada. A produção do texto historiográfico de caráter comparativo.

IHC 802

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Instituições e Sociedade As instituições, em suas diversas formas – políticas, econômicas, sociais, culturais. As diferentes formas de dominação. As diversas instâncias mediadoras e reguladoras de tensões e conflitos. As resistências, as táticas e as subversões. As negociações, os consensos e os pactos.

IHC 803

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Formas Políticas e Formações Sociais Processos históricos de institucionalização de poderes, saberes, grupos e identidades. Análise de conceitos e noções que definem “poder”. Discussão de formas históricas do exercício do poder político em sua relação com a sociedade.

IHC 804

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História das Religiões e Religiosidades Os cultos, credos, ritos e simbolismos religiosos em suas relações com a sociedade. Relações de poder e religião. Práticas e concepções religiosas nos mais diferentes contextos históricos. Práticas, discursos e narrativas constituintes do campo religioso e instauradoras das diferenças entre o sagrado e o profano em conjunturas variadas. A problemática dos estudos históricos da religião em perspectiva multidisciplinar, valorizando o diálogo entre a História, a Arqueologia, as Ciências Sociais, a Teologia e a Filosofia.

IHC 805

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Defesa e Relações Internacionais

O comparativismo na história das relações internacionais. A sociedade internacional. Análises comparadas de variadas fases da sociedade internacional, em distintos espaços e períodos: das conjunturas de guerra e paz, das instituições políticas, das formas de poder e das estratégias de segurança e defesa. A comparação de instituições políticas, formas de poder, segurança e defesa no âmbito das ordens internacionais. Conceitos da ordem internacional e da pax. Problemas da guerra e de paz no contexto de diferentes espaços e períodos históricos.

IHC 806

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Escravidão e Pós-Emancipação nas Américas

A produção historiográfica e os métodos aplicados ao estudo da Escravidão e do Campesinato. As formas de produção e as forças de trabalho. As tensões, os confrontos e as respostas das sociedades face à escravidão e ao campesinato. Relações entre trabalho, poder e escravidão. Comparações das conexões entre instituições, formas políticas, estruturas econômicas e experiências cotidianas de trabalho em distintas sociedades.

IHC 807

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Poder e Sistemas Culturais

Estudo comparativo das formas de dominação e resistência e dos processos de interação e transformação de culturas em diferentes contextos históricos. Análise dos estudos teóricos que discutem as formas difusas de imposição de identidades culturais na dimensão social ou individual, por meio de projetos institucionais ou coerções da “norma” (doxa, senso comum, normalização, habitus).

IHC 809

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História, Linguagens e Narrativas

As diferentes formas narrativas, as correntes de pensamento e as formações discursivas produzidas em seus processos de transmissão e circulação. A formação, circulação e transmissão das linguagens em diferentes períodos históricos e espaços. Os conceitos oriundos dos diversos campos do conhecimento na análise das linguagens e das narrativas, como o cinema, a música, as artes plásticas, a literatura, etc. Reflexões teóricas e análise da produção historiográfica sobre as diferentes modalidades narrativas e linguagens.

IHC 810

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Práticas Corporais e Identidade

As práticas corporais institucionalizadas (esporte, ginástica, educação física, dança, capoeira, entre outras) e não institucionalizadas (a alimentação, as relações sexuais, os cuidados com a aparência e a saúde, a reprodução, etc. e a sua relação com a construção de identidades (nacionais, de gênero, étnicas, entre outras).

IHC 811

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História das Relações de Gênero

As categorias de análise, métodos e técnicas aplicadas aos estudos multifocais de gênero. Os processos históricos de construção de saberes, identidades e subjetividades genderificadas. Desconstrução das linhas divisórias ou divisões institucionalizadas de gênero, que se reproduzem no discurso da própria História e da estrutura científica como um todo.

IHC 812

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Pesquisa do sagrado, discurso e práticas políticas Debate sobre as práticas, discursos e narrativas constituintes do campo religioso e instauradoras das diferenças entre o sagrado e o profano em diferentes conjunturas em perspectiva comparada. Reflexões teóricas sobre a problemática dos estudos históricos da religião em perspectiva multidisciplinar, valorizando o diálogo entre a história, a arqueologia, as ciências sociais, a teologia e a filosofia.

IHC 813

Obrigatória/ Doutorado

Lenturas Dirigidas I Debate de questões sobre os diversos aportes comparativos em História — explícita ou implicitamente pertencentes ao campo dos estudos comparados de sociedades no tempo e no espaço — das perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares e da Historiografia

IHC 814

Obrigatória/ Doutorado

Leituras dirigidas II Campo de discussão e experimentação de conceitos e metodologias desenvolvidos no contexto das linhas de pesquisa pelos projetos individuais no Programa.

IHC 815

Obrigatória/ Doutorado

Tese de Doutorado 1 Elaboração da problemática, discussão do quadro teórico-metodológico e das hipóteses, face à documentação disponível e à revisão historiográfica, visando a revisão do projeto de tese.

IHC 816

Obrigatória/ Doutorado

Tese de Doutorado 2 Planejamento, elaboração e redação do projeto de pesquisa para o exame de Qualificação.

IHC 817

Obrigatória/ Doutorado

Tese de Doutorado 3 Revisão do projeto face ao exame de Qualificação e ao desenvolvimento da pesquisa.

IHC 818

Obrigatória/ Doutorado

Tese de Doutorado 4 Planejamento, elaboração, redação e revisão da Tese de Doutorado.

 

Confira nossa SUGESTÃO DE GRADE CURRICULAR AO DOUTORADO

Disciplinas – Mestrado

Código Disciplina Ementa

IHC 703

Obrigatória/ Mestrado

Seminário de Pesquisa: História Comparada das Instituições e formas políticas

A disciplina visa constituir-se como um campo de experimentação comparada em torno da pesquisa de processos históricos de diferenciação social, pelos quais pessoas e grupos são investidos cotidianamente e posicionados hierarquicamente, devido às diferenças de sexo, gênero, raça, etnia, religião, econômicas, etc.

IHC 702

Obrigatória/ Mestrado

Seminário de Pesquisa: História Comparada das Formas Narrativas A disciplina visa constituir-se como um campo de experimentação comparada em torno da abordagem de processos históricos de produção, circulação e recepção de diferentes narrativas, textuais e imagéticas. Discussão de objetos, teorias, conceitos e métodos adequados ao estudo comparado das narrativas.

IHC 716

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 1 Revisão do projeto de pesquisa, dando especial destaque à problemática, ao quadro teórico-metodológico e à revisão bibliográfica.

IHC 717

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 2 Preparação para o Exame de Qualificação, com o desenvolvimento das etapas iniciais da pesquisa e redação das primeiras conclusões parciais.

IHC 718

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 3

Revisão das primeiras conclusões face ao exame de Qualificação. Continuidade do desenvolvimento da pesquisa.

IHC 719

Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada)/ Mestrado

Seminário de pesquisa 4

Redação e revisão da Dissertação de Mestrado

IHC 802

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Instituições e Sociedade

As instituições, em suas diversas formas – políticas, econômicas, sociais, culturais. As diferentes formas de dominação. As diversas instâncias mediadoras e reguladoras de tensões e conflitos. As resistências, as táticas e as subversões. As negociações, os consensos e os pactos.

IHC 803

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Formas Políticas e Formações Sociais

Processos históricos de institucionalização de poderes, saberes, grupos e identidades. Análise de conceitos e noções que definem “poder”. Discussão de formas históricas do exercício do poder político em sua relação com a sociedade.

IHC 804

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História das Religiões e Religiosidades

Os cultos, credos, ritos e simbolismos religiosos em suas relações com a sociedade. Relações de poder e religião. Práticas e concepções religiosas nos mais diferentes contextos históricos. Práticas, discursos e narrativas constituintes do campo religioso e instauradoras das diferenças entre o sagrado e o profano em conjunturas variadas. A problemática dos estudos históricos da religião em perspectiva multidisciplinar, valorizando o diálogo entre a História, a Arqueologia, as Ciências Sociais, a Teologia e a Filosofia.

IHC 805

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Defesa e Relações Internacionais

O comparativismo na história das relações internacionais. A sociedade internacional. Análises comparadas de variadas fases da sociedade internacional, em distintos espaços e períodos: das conjunturas de guerra e paz, das instituições políticas, das formas de poder e das estratégias de segurança e defesa. A comparação de instituições políticas, formas de poder, segurança e defesa no âmbito das ordens internacionais. Conceitos da ordem internacional e da pax. Problemas da guerra e de paz no contexto de diferentes espaços e períodos históricos.

IHC 806

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Escravidão e Pós-Emancipação nas Américas A produção historiográfica e os métodos aplicados ao estudo da Escravidão e do Campesinato. As formas de produção e as forças de trabalho. As tensões, os confrontos e as respostas das sociedades face à escravidão e ao campesinato. Relações entre trabalho, poder e escravidão. Comparações das conexões entre instituições, formas políticas, estruturas econômicas e experiências cotidianas de trabalho em distintas sociedades.

IHC 807

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Poder e Sistemas Culturais Estudo comparativo das formas de dominação e resistência e dos processos de interação e transformação de culturas em diferentes contextos históricos. Análise dos estudos teóricos que discutem as formas difusas de imposição de identidades culturais na dimensão social ou individual, por meio de projetos institucionais ou coerções da “norma” (doxa, senso comum, normalização, habitus).

IHC 809

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História, Linguagens e Narrativas As diferentes formas narrativas, as correntes de pensamento e as formações discursivas produzidas em seus processos de transmissão e circulação. A formação, circulação e transmissão das linguagens em diferentes períodos históricos e espaços. Os conceitos oriundos dos diversos campos do conhecimento na análise das linguagens e das narrativas, como o cinema, a música, as artes plásticas, a literatura, etc. Reflexões teóricas e análise da produção historiográfica sobre as diferentes modalidades narrativas e linguagens.

IHC 810

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Práticas Corporais e Identidade As práticas corporais institucionalizadas (esporte, ginástica, educação física, dança, capoeira, entre outras) e não institucionalizadas (a alimentação, as relações sexuais, os cuidados com a aparência e a saúde, a reprodução, etc. e a sua relação com a construção de identidades (nacionais, de gênero, étnicas, entre outras).

IHC 811

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de História das Relações de Gênero As categorias de análise, métodos e técnicas aplicadas aos estudos multifocais de gênero. Os processos históricos de construção de saberes, identidades e subjetividades genderificadas. Desconstrução das linhas divisórias ou divisões institucionalizadas de gênero, que se reproduzem no discurso da própria História e da estrutura científica como um todo.

IHC 812

(Escolha Condicionada)/ Mestrado e Doutorado

Tópicos de Pesquisa do Sagrado, Discurso e Práticas Políticas Debate sobre as práticas, discursos e narrativas constituintes do campo religioso e instauradoras das diferenças entre o sagrado e o profano em diferentes conjunturas em perspectiva comparada. Reflexões teóricas sobre a problemática dos estudos históricos da religião em perspectiva multidisciplinar, valorizando o diálogo entre a história, a arqueologia, as ciências sociais, a teologia e a filosofia.

Estamos em processo de reformulação curricular.

 

Mestrado

Edital 660/2026 (Mestrado)

 

 

 

Atualizado em 16/12/2025.

 

 

Doutorado

Edital 661/2026 (Doutorado) 

 

 

Atualizado em 16/12/2025.

 

Gabriel Aladrén

Professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou a graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas de História da América e do Brasil e seus estudos exploram as dimensões sociais, econômicas e políticas da escravidão atlântica entre os séculos XVII e XIX.

E-mail: gabriel.aladren@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Escravidão, estruturas econômicas, relações sociais e políticas no mundo atlântico.

Raissa Brescia dos Reis

Professora Adjunta de História da África no Instituto de História da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Doutora e Mestre em História Social da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS e Doutora pela UNIVERSITÉ DE BORDEAUX MONTAIGNE. Suas áreas de interesse e trabalho transitam no campo da história intelectual e política da África e de suas diásporas, principalmente no século XX, voltando-se principalmente para o Movimento da Négritude e do Pan-africanismo, por meio da revista Présence Africaine, assim como para as independências dos países oeste-africanos, para os Estudos de Gênero e os feminismos negros e africanos.

E-mail: rah.brescia@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História da África; História Intelectual africana e afro-diaspórica.

Pedro Vieira da Silva Peixoto

Professor Adjunto de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo realizado parte do doutorado em Arqueologia na Universidade de Manchester (Reino Unido), durante um ano, na modalidade PDSE. Entre 2018 e 2021, realizou seu Pós-Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Desde 2022, é coordenador da área de Antiga do IH-UFRJ. Antes disso, atuou no Middlebury College (Vermont, EUA) e como professor-tutor no consórcio UNIRIO-CEDERJ. Sua pesquisa envolve o estudo da cultura material da Antiguidade, em particular, com recorte nas sociedades ditas “celtas”. Sua tese de doutorado sobre morte, gênero e a Idade do Ferro bretã foi premiada pelo PPGH-UFF e indicada ao prêmio CAPES de teses.

E-mail: ito_pedro@hotmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Celtas antigos e suas recepções. Arqueologia de gênero. Discursos textuais e cultura material das mulheres celtas. Morte e ritos funerários entre os antigos celtas. Arqueologia da Idade do Ferro europeia. Bretanha pré-romana. Barbárie e alteridade na Antiguidade.

Lorena Lopes da Costa

Professora Adjunta de História Antiga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora (2016), mestre (2012) e licenciada (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o doutorado sob orientação do Prof. José Antonio Dabdab Trabulsi, com período de doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris), bem como um ano (2013-2014) de estágio doutoral sob a orientação do Prof. Pierre Ellinger, na Université Paris VII – Denis Diderot. No doutorado, pensou o herói grego e sua recepção, em contextos de guerra, examinando os usos do passado na tragédia grega e no romance francês. No mestrado, sob orientação da Profa. Heloísa Starling, investigou as relações entre história e literatura a partir do Grande Sertão: Veredas. Atualmente, dá continuidade à pesquisa sobre sobre o herói grego e os procedimentos de recepção e resposta à tradição heroica grega na literatura de João Guimarães Rosa. Atua na área de História Antiga; Estudos de recepção; Historiografia Antiga; Virada Linguística. Interessa-se pelas relações entre História e Ficção; Historiografia Antiga; Literatura e língua grega; Literatura Brasileira. Participa de: Laboratório de História Antiga (Lhia – UFRJ); Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado (UFPR/ UNIFESP); International Network for Theory of History (INTH); Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH); Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET).

E-mail: lorenalopes85@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

Poesia épica grega; Teatro grego; Historiografia antiga; Recepção da Antiguidade grega (ou usos do passado) na literatura; Recepção da Antiguidade grega na literatura brasileira; Recepção da Antiguidade grega na literatura de João Guimarães Rosa.

Thaina Schwan Karls

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2017); Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2009); Especialista em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi (2006); Graduada em Gastronomia pela Faculdade Novo Milênio (2004). Professora Adjunta do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ). Trabalha com Projetos de Pesquisa e Extensão na UFRJ. Atualmente coordena o grupo de pesquisa Estudos Históricos da Alimentação e Gastronomia no Brasil – INJC / UFRJ. Tem experiência didática, profissional e publicações nas áreas de Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Alimentação e da Gastronomia, Culinária Brasileira, Hospitalidade e Comensalidade.

E-mail: thainaschwan.ufrj@gmail.com

Currículo Lattes

Temas para orientação

História da alimentação e da Gastronomia; Culinária Brasileira; Hospitalidade e Comensalidade.